NOVIDADES

Publicada nova norma ISO 9001:2015

Notícias sobre o lançamento da nova norma ISO 9001:2015

Publicada dia 15 de setembro de 2015, a nova versão da ISO 9001, com importantes melhorias que a torna mais apta para o futuro.

A ISO 9001:2015, que define requisitos para um modelo de sistema de gestão da qualidade, é uma das normas mais utilizadas no mundo e uma importante ferramenta de negócios para muitas organizações. Com mais de 1 milhão de organizações certificadas ao redor do mundo, ela está no topo da agenda de muitas organizações que dão verdadeira importância aos seus impactos com a gestão da qualidade.

A nova versão acaba de ser publicada, mostrando como ela continua relevante para o mercado. A ISO 9001 responde às últimas tendências, como o crescente reconhecimento, pelas companhias, da necessidade de levar em consideração elementos interno e externo das organizações, considerando os riscos inerentes, o que obrigará que as organizações elaborem materiais específicos e que seus sistemas de gestão reflitam a realidade apresentada.

Outras melhorias importantes na nova versão incluem:

  • Um maior comprometimento da liderança
  • Introdução de gestão de riscos e oportunidades
  • Um aumento no alinhamento com o planejamento estratégico
  • Uma abordagem Integrada com todas as normas de sistemas de gestão
  • Maior proteção para a empresa com foco em ações proativas
  • Comunicação mais eficaz, conduzida através de estratégias de comunicação.

Aproximando de 20 anos de existência, a nova ISO reflete muitas mudanças em tecnologia e no que as partes interessadas esperam das organizações.

É torná-la uma base para as demais normas de sistema de gestão, promovendo o alinhamento entre elas em termos de estrutura, texto, termos e definições o que irá trazer mais consistência e facilitar a implantação da gestão integrada.

Esta norma é ainda uma importante vantagem competitiva, podendo ser usada para distinguir a organização de seus concorrentes e, em muitos casos, proporcionar vantagens financeiras, ajudando as organizações a alcançar eficácia e melhor desempenho.

A revisão é a conclusão de trabalho de mais de 70 especialistas dos comitês técnicos, representando partes interessadas de 140 países.

Compartilhe

Alameda do Ingá, 222 – Conj. 202 - Bairro: Vila da Serra - CEP 34006-042 - Nova Lima - MG

+ 55 (31) 3261-2450

comercial@sascertificadora.com.br